sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Astronauta que foi mais vezes ao espaço deixa a Nasa

Jerry Ross, o primeiro astronauta a viajar sete vezes ao espaço, anunciou nesta sexta-feira sua retirada da Nasa após uma carreira de mais de 30 anos na qual passou quase 1,4 mil horas no espaço e realizou nove caminhadas espaciais.

O responsável do Escritório de Astronautas da Nasa em Houston, Peggy Whitson, indicou em comunicado que seu trabalho "foi fundamental no êxito de muitas das missões espaciais e inúmeras caminhadas". Ross, que entrou na Nasa em 1979, primeiro como controlador de voo, foi a terceira pessoa que mais tempo dedicou a realizar atividades fora de naves espaciais.

Em 1980, foi selecionado como astronauta, e tem o recorde, ao lado do costarriquenho Franklin Chang-Díaz, de ser o único astronauta que viajou sete vezes ao espaço. Ao longo de sua trajetória profissional, Ross voou nas naves Endeavour e Columbia, uma vez em cada uma, e cinco vezes na Atlantis. Seu primeiro voo foi na missão STS-61B, em 1985, e o último foi na missão STS-110, em 2002.

O astronauta também viajou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) quando ainda estava no início e ajudou a conectar o módulo americano "Unity" e o russo "Zarya". Segundo dados da Nasa, Ross acumulou mais de 1.393 horas no espaço, incluindo 58 horas e 18 minutos em nove caminhadas espaciais. Nascido em 20 de janeiro de 1948, em Crown Point (Indiana), Jerry Ross é casado com Karen Pearson e tem dois filhos.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: