domingo, 15 de janeiro de 2012

Rússia cancela previsão de queda de pedaços de sonda espacial

A agência espacial russa Roscosmos cancelou neste domingo todas suas previsões sobre o local onde deveriam cair os fragmentos da sonda Fobos-Grunt, que fracassou em sua tentativa de chegar a Marte. Em seu site, a Roscosmos anunciou que a sonda espacial de 13,5 toneladas provavelmente cairia em Terra entre as 14h36 GMT e as 22h24 GMT (11h36 e 20h24 de Brasília) deste domingo.

Mas cancelou suas previsões de sábado sobre uma possível queda dos fragmentos no Oceano Pacífico frente ao litoral do Chile. Duas previsões anteriores situavam a zona de queda no Oceano Índico ou no Oceano Atlântico, frente ao litoral da Argentina. "O grupo de apoio das operações acompanha permanentemente a queda da Fobos-Grunt de sua órbita", acrescentou a Roscosmos.

Segundo a agência, apenas 20 a 30 fragmentos, de não mais de 200 kg, deverão atravessar a atmosfera sem consumir-se em sua totalidade e cair em terra. A sonda espacial, cujo custo foi de US$ 165 milhões e foi colocada em órbita em 9 de novembro, será um dos maiores objetos a atravessar a atmosfera desde a volta da estação espacial Mir em 2001.

A Fobos-Grunt, que devia dirigir-se a um satélite de Marte (Fobos) para pegar amostras, fracassou em sua tentativa de superar a atração terrestre, e desde então sua órbita cai lentamente. O ano de 2011 foi um dos piores para o setor espacial russo. O último fracasso em seus projetos foi em 23 de dezembro, quando um satélite de comunicações militares e civis caiu na Sibéria devido a um defeito do foguete Soyuz que o leva a sua órbita.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: