segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Rússia investiga fracasso de sonda que teria caído no Pacífico

A missão da sonda russa Fobos-Grunt era coletar amostras de uma das luas de Marte. Foto: AFP

A missão da sonda russa Fobos-Grunt era coletar amostras de uma das luas de Marte
Foto: AFP


O vice-primeiro-ministro russo, Dimitri Rogozin, anunciou nesta segunda-feira que irá dirigir a investigação sobre o fracasso do lançamento da sonda Fobos-Grunt, cujos fragmentos teriam caído no domingo no Oceano Pacífico, a 1.250 km da ilha chilena de Wellington. "Vou controlar pessoalmente a investigação sobre as causas do acidente de Fobos-Grunt", escreveu em sua conta do Twitter.

"Espero da (agência espacial russa) Roscosmos o relatório prometido sobre as causas do acidente, os nomes dos anti-heróis, assim como as perspectivas de desenvolvimento do setor espacial até 2030", acrescentou, indicando que uma reunião a respeito irá ocorrer em 31 de janeiro.

A Fobos-Grunt, lançada em 9 de novembro, deveria se dirigir para uma lua em Marte (Phobos) para coletar amostras, mas fracassou em sua tentativa de atravessar a gravidade terrestre, e desde então sua órbita caiu lentamente. Uma autoridade do setor espacial russo, que pediu o anonimato, afirmou no domingo que a Rússia terá dificuldades para estabelecer as causas deste fracasso devido à "ausência de dados telemétricos". "Estou certo de que as conclusões da comissão de investigação estarão baseadas em suposições, e não em fatos reais", declarou esta fonte, citada pela agência Interfax.

No domingo, antes da queda da sonda, uma fonte do setor espacial russo previu, em declarações à agênciaInterfax, que os fragmentos cairiam "120 km a oeste da cidade argentina de Rosário", situada no centro do país. Mas, segundo cálculos de um funcionário do Ministério da Defesa russo, os fragmentos da sonda teriam caído no Oceano Pacífico, 1.250 km a oeste da ilha de Wellington. Um porta-voz da agência espacial Roscosmos declarou à AFP, no entanto, que "não dispõe de informação oficial".

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: