sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tragédia com o Apollo 1 completa 45 anos; Nasa lembra mortos

Os três astronautas da missão Apollo 1 perderam a vida em um teste no dia 27 de janeiro de 1967. Foto: AFP

Os três astronautas da missão Apollo 1 perderam a vida em um teste no dia 27 de janeiro de 1967
Foto: AFP


A Nasa deu início na quinta-feira às homeganes para marcar as maiores tragédias espaciais de sua história. O dia de hoje marca os 75 anos do primeiro acidente, que causou a morte de três astronautas americanos.

Os tripulantes do Apollo 1, Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram no dia 27 de janeiro de 1967 em um incêndio no módulo de comando durante um teste do dispositivo. Apesar do desastre, o programa continuou para levar à Lua, em 16 de julho de 1969, na nave Apollo 11, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

Como em todos os anos, na última semana de janeiro, a agência espacial quer "homenagear suas vidas e lembranças", disse o diretor da Nasa, Charles Bolden, durante uma cerimônia ontem. Bolden espera que estes sacrifícios sirvam de inspiração para as próximas gerações e pediu aos funcionários da Nasa para que façam ouvir sua opinião e se dirijam a seus superiores para que "a segurança seja sempre prioridade".

Além do Apollo 1, outras duas grandes tragédias marcaram a conquista espacial americana. A nave Challenger se desintegrou em 28 de janeiro de 1986, pouco mais de um minuto após seu lançamento no Centro Espacial Kennedy. Entre os sete tripulantes que morreram estava Christa McAuliffe, uma professora que fazia parte de um projeto da Nasa para levar a ciência aos estudantes.

A tragédia causou um grande impacto na sociedade americana, o que levou a Nasa a realizar uma revisão em todos os seus sistemas e procedimentos centrada na segurança. No entanto, em fevereiro de 2003, os Estados Unidos enfrentaram outra tragédia espacial, quando os sete tripulantes da nave Columbia morreram no momento de entraram na atmosfera terrestre.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5580391-EI301,00-Tragedia+com+o+Apollo+completa+anos+Nasa+lembra+mortos.html#tphotos

Com informações de agências internacionais.

Terra

Nenhum comentário: