quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

vc repórter: halo solar colore céu no Pará

Halo solar registrado no céu de Almerim, no Pará. Foto: Francisco Victor Santos Araújo/vc repórter

Halo solar registrado no céu de Almerim, no Pará
Foto: Francisco Victor Santos Araújo/vc repórter


O fenômeno chamado de halo solar foi registrado nessa quarta-feira, 11, no céu de Almerim, a cerca de 450 km de Belém. O halo, neste caso, se forma ao redor do sol, e lembra um arco-íris. É um fenômeno relativamente comum: em 2010, foi observado em algumas cidades do interior de São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e na região Centro-Oeste do País.

O halo é formado quando a luz do sol incide em cristais de gelo e se refrata em finas luzes que ficam nas nuvens e são rebatidas pelo sol. Segundo aClimatempo, o fenômeno tem duração aproximada de 1h30min. Também há o halo lunar, que ocorre ao redor da lua cheia.

O internauta Francisco Araújo, de Almerim, registrou o fenômeno às 10h dessa quarta-feira. "Estava trabalhando em uma balsa, na construção de uma torre de energia sobre o rio Amazonas quando olhei para o céu e vi o halo solar", conta.

O internauta Francisco Victor Santos Araújo, de Almerim (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter

Nenhum comentário: