O foguete Ariane-5 lançou com sucesso nesta quarta-feira o maior satélite comercial de telecomunicações do mundo, o TerreStar-1, da base de Kuru, na Guiana Francesa, segundo o consórcio espacial Arianespace, responsável pelo lançamento.
Depois de entrar em órbita, este satélite dará cobertura à nova operadora americana de telecomunicações móveis de nova geração, a TerreStar Networks. A missão do TerreStar-1, cuja vida útil é de 15 anos, tem o objetivo de oferecer comunicações seguras a Governos em situações de urgência, a comunidades rurais e a empresas, utilizando ondas de rádio de 2 gigahertzs, para transmitir voz, dados e vídeos a terminais terrestres do tamanho de um telefone celular.
O satélite, com um peso à decolagem de aproximadamente 7 t, foi lançado às 14h52 (horário de Brasília) pelo foguete Ariane-5, de mais de 50 m de altura e 780 t. Construído pela companhia Space Systems Loral, em Palo Alto, na Califórnia, o TerreStar-1 fornecerá diversos serviços de telecomunicações de nova geração aos EUA, Porto Rico e Canadá.
Dois computadores de bordo serão os encarregados, já em voo, de controlar a altitude e a trajetória do foguete, segundo informou a Arianespace.
Nenhum comentário:
Postar um comentário