quarta-feira, 15 de junho de 2011

SC: mesmo com nevoeiro, curiosos lotam mirantes para ver eclipse

Em Florianópolis, o nevoeiro não espantou os observadores. Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra

Em Florianópolis, o nevoeiro não espantou os curiosos

Apesar de uma névoa intensa no litoral prejudicar a visibilidade do eclipse total da lua, muita gente procurou mirantes de Florianópolis para acompanhar o fenômeno no início da noite desta quarta-feira.

O morro da Lagoa da Conceição foi um dos pontos mais procurados. Desde o final da tarde, dezenas de pessoas se aglomeraram no mirante, de onde é possível enxergar a Lagoa e parte das praias da Joaquina e Mole. O nevoeiro chegou a prejudicar boa parte do eclipse e a lua só pôde ser observada próximo das 19h, quando, na penumbra, uma pequena parte já estava visível.

Mesmo assim, quem enfrentou o frio e vento para acompanhar e fotografar o eclipse no mirante disse não ter se arrependido. "É bonito, mesmo com toda essa neblina atrapalhando", afirmou Giovanna Pascon, 35 anos, que levou os dois filhos para assistir ao fenômeno. "Eu não tinha visto a lua, meu filho que alertou que havia um 'risco' no céu".

O eclipse desta quarta-feira foi o de maior duração dos últimos 11 anos. Além dos mirantes, muitos curiosos acompanharam o evento com os telescópios e orientações de professores do observatório da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nenhum comentário: