terça-feira, 9 de março de 2010

China seleciona mães em treinamento de astronautas

Primeiro pelotão feminino de pilotos marcha na base aérea de  Pequim Foto: AFP

As astronautas podem permanecer até cinco anos em treinamento intensivo

Além de estarem em ótimas condições físicas e terem todas as habilidades de voo exigidas pela Força Aérea, as primeiras astronautas da China enfrentaram um desafio extra: elas também deveriam ser mães para se qualificarem para o programa espacial do país. As informações são do jornal britânico The Guardian.

O fato de que elas deveriam ser também esposas e mães não está relacionada às suas diversas capacidades. Os oficiais estão preocupados que o vôo espacial possa afetar a fertilidade delas. "Está fora de cogitação sermos responsáveis por elas", disse Xu Xianrong, especialista do Hospital Geral na Força Aérea. "Ainda há pouca evidência de como a experiência do espaço irá afetar a fertilidade feminina, temos que ser extremamente cautelosos".

Duas mulheres e cinco homens foram selecionados como a próxima geração a viajar ao espaço, de acordo com um jornal de Hong Kong, que cita uma fonte militar desconhecida. Xu Xianrong disse que mulheres tinham vantagens em relação aos astronautas homens porque elas eram mais estáveis mentalmente, mais aptas a suportar a solidão e melhores para comunicação.

As autoridades ainda não divulgaram os nomes dos futuros astronautas, mas todos têm entre 27 e 34 anos. O jornal de Hong Kong, Wen Wei Po, identificou 5 das 15 mulheres finalistas. Todas seriam da província de Shandong.

Qi Faren, um delegado do órgão político de aconselhamento chinês, disse à imprensa estatal que uma ou duas mulheres estavam aptas para receber formação para o programa espacial, mas não teve nenhum calendário para o lançamento. As astronautas podem permanecer até cinco anos em treinamento intensivo.

No ano passado, Sui Guosheng, um oficial encarregado pelo recrutamento junto a Força Aérea, disse que espera ver uma mulher no Espaço em 2012 - nove anos depois que Yang Liwei se tornou o primeiro cidadão chinês a decolar.

Nenhum comentário: