sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nave de carga passa reto pela Estação Espacial Internacional

Um link de rádio defeituoso forçou uma nave de carga russa não tripulada a abortar sua acoplagem na Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira, disseram funcionários das agências espaciais russa e norte-americana.

A falha entre os dois veículos ocorreu cerca de 25 minutos antes de a nave Progress M-O6M automaticamente atracar no módulo russo Zvezda da estação espacial. Ao invés disso, ela passou pela estação a uma distância segura de cerca de três quilômetros, disse o porta-voz da Nasa, Rob Navias, acrescentando que a tripulação de seis membros nunca esteve em perigo.

O comandante da Estação Espacial Internacional, o cosmonauta Alexander Skvortsov, disse que a nave Progress estava "girando descontroladamente" e depois sumiu de vista, segundo a agência Interfax.

Mas o vice-diretor da agência espacial russa, Vitaly Davydov, afirmou mais tarde que a nave não estava fora de controle. A Progress M-O6M, que partiu na quarta-feira do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, leva alimentos, combustível, água e equipamentos aos seis tripulantes da Estação.

Ambas as agências espaciais disseram que não será feita nenhuma tentativa de acoplagem por pelo menos dois dias.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: