terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nobel da Física consagra estudos sobre condutor

O pesquisador russo Andre Geim,51 anos, é um dos ganhadores do prêmio . Foto: Reuters

O pesquisador russo Andre Geim,51 anos, é um dos ganhadores do prêmio

Os pesquisadores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov são os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2010 por seus "trabalhos revolucionários sobre o grafeno", anunciou nesta terça-feira em Estocolmo o Comitê Nobel.

Geim, de 51 anos, e Novoselov, de 36, receberão o prêmio da academia sueca por suas experiências com este novo material, que permite avanços decisivos na física quântica. Suas pesquisas alcançaram importantes aplicações práticas para o grafeno, ligadas à criação de novos materiais e a manufatura eletrônica, como explicou a Academia.

Os analistas consideram que os transístores de grafeno serão substancialmente mais rápidos do que os de silício empregados na atualidade na maior parte dos aparelhos eletrônicos, com o qual será possível fabricar computadores mais eficientes. O grafeno é uma estrutura laminar plana, de um átomo de grossura, composta por átomos de carbono densamente agrupados em uma rede cristalina no formato de favos feitos pelas abelhas.

Este novo material se caracteriza por uma alta condutividade térmica e elétrica e por combinar uma alta elasticidade e rapidez com uma extrema dureza, o que o situa como o material mais resistente do mundo. Além disso, pode reagir quimicamente com outros elementos e compostos químicos, o que transforma o grafeno em um material com um grande potencial de desenvolvimento.

"O grafeno é uma forma de carbono que é o melhor condutor de calor conhecido até o momento", afirma o comunicado da Academia Suécia de Ciências. "Como é praticamente transparente e bom condutor, o grafeno é compatível para produzir telas táteis, painéis luminosos e talvez também captores de energia solar", destaca o comunicado.

Nobeis
Geim, nascido em Sochi, Rússia, em 1958 e naturalizado holandês, fez doutorado em Ciências Físicas em 1987 na Academia de Ciências de Chernogolovka e atualmente atua na Universidade de Manchester (Reino Unido).

Novoselov nasceu em 1974 em Nizhny Tagil, na Rússia, tem dupla nacionalidade britânico-russa, foi professor na Universidade de Nijmegen (Holanda) e é catedrático na Universidade de Manchester, como Geim.

O Nobel de Física inclui prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) e será entregue em 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte do fundador dos prêmios, Alfred Nobel.

O anúncio do Nobel de Física segue o correspondente ao da Medicina, que será entregue ao pesquisador britânico Robert G. Edwards por seus estudos sobre a fecundação in vitro.

A rodada dos anúncios destes prestigiosos prêmios continuará amanhã com o de Química, na quinta-feira, será divulgado o de Literatura, na sexta-feira o da Paz e finalmente, na segunda-feira, o de Economia.

Com informações de EFE, AFP e Reuters.

Nenhum comentário: