quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sonda chinesa 'número 2' completa viagem até órbita lunar

A sonda chinesa Chang"e-2 completou sua viagem até a órbita lunar prevista, informou nesta quarta-feira a agência oficial Xinhua.

O Centro de Controle Aeroespacial de Pequim comunicou que a sonda, a segunda do projeto chinês para alcançar a Lua, chegou com sucesso ao ponto inicial de sua órbita lunar, após 112 horas de viagem desde seu lançamento, na sexta-feira passada, da base de Sichuan, no sudoeste do país.

A partir de agora, a Chang"e-2 seguirá uma órbita circular ao redor da Lua, a uma distância que oscilará entre 100 e 16 Km, com o objetivo de obter fotografias de alta resolução da superfície lunar e enviá-las à Terra.

A sonda tem vida útil estimada em seis meses, custou cerca de US$ 145 milhões e pesa 2,48 toneladas. Após completar seu trabalho, a Chang"e-2 atingirá de maneira controlada a superfície lunar, já que um dos principais objetivos da missão é comprovar a resistência do aparelho.

Trata-se da segunda sonda lunar da China. Em outubro de 2007, o país lançou a Chang"e-1, que demorou 12 dias para chegar à Lua e orbitou a 200 Km de distância.

Pequim prevê lançar em 2012 a Chang"e-3, a terceira sonda lunar da China. O projeto lunar do país deve culminar entre 2020 e 2030, segundo analistas, com a chegada de um astronauta chinês à superfície da Lua.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: