terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dados de satélite sobre gelos polares estão disponíveis

Os cientistas, Jason Box, Richard Bates e Alun Hubbard, que estão trabalhando em parceria com o Greenpeace, montaram um transmissor na geleira de .... Foto: Reuters

Satélite pode detectar as mudanças nas calotas polares que cobrem a Groenlândia

Cientistas podem, a partir desta terça-feira, consultar os dados do satélite Cryosat 2, que permite determinar com precisão as variações da espessura dos gelos polares - indicador importante do aquecimento climático, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).

"A partir desta data, a comunidade científica internacional terá acesso livre e fácil a todas as medições efetuadas", informou a agência. O satélite Cryosat 2 foi lançado em abril de 2010, cinco anos depois da perda do satélite CryoSat original, cujo lançamento fracassou em 2005, causando para os cientistas "uma longa espera de informações sobre a espessura dos gelos", recordou a ESA.

Graças a seu radar altimétrico, o Cryosat 2 pode medir com precisão de poucos centímetros a espessura dos gelos flutuantes nos oceanos polares e detectar as mudanças nas calotas polares que cobrem a Groenlândia e a Antártica, em particular o local onde se desprendem os icebergs.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: