sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Especialistas da Nasa chegam ao Chile na semana que vem para ajudar mineiros

Uma equipe de especialistas da Nasa chegará na semana que vem ao Chile para assessorar o Governo nos trabalhos para manter em boas condições os 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade em uma mina no norte do país.

O diretor adjunto do Centro Médico do Centro Espacial Johnson em Houston, Michael Duncan, confirmou hoje que a Nasa enviará dois médicos, um psicólogo e um engenheiro.

A Nasa, que já esteve em contato com as autoridades chilenas, responderá assim ao pedido de assessoria do Governo do Chile para criar as condições ótimas embaixo da terra durante os aproximadamente três meses esperados para o resgate.

A Nasa tem ampla experiência em elaborar planos para condições de vida em espaços reduzidos e eventualmente perigosos, como os criados para a tripulação da Estação Espacial Internacional.

A tripulação, que costuma ser de seis pessoas, orbita a 380 quilômetros da terra, em condições de falta de gravidade durante períodos de até seis meses.

O espaço é limitado, os companheiros são sempre os mesmos e a solidão e falta de comodidades podem abalar a harmonia entre os astronautas.

"O meio pode ser diferente, mas a resposta humana diante de uma situação de emergência costuma ser similar", disse Duncan.

Alguns organismos e outros especialistas já assessoraram o Governo do Chile sobre o que deve ser feito para que os mineiros se mantenham em boas condições.

Entre as recomendações gerais está estabelecer uma rotina que inclua trabalho, exercício, tempo de lazer e descanso, assim como os tripulantes da ISS.

O objetivo é criar condições para que os mineiros tenham uma sensação de passagem de tempo e sintam que, apesar de estarem embaixo da terra, há dia e noite.

Este conceito de tempo fortalecerá sua percepção de que seguem conectados com o mundo exterior.

O Governo do Chile informou hoje que cinco dos 33 mineiros apresentam sintomas de depressão.

Os psicólogos e psiquiatras que estão na superfície começaram a tratar os cinco mineiros, que nos últimos dias se distanciaram de seus companheiros e ingeriram menos alimentos.

É fundamental que os mineradores se mantenham bem alimentados e sigam as recomendações dos médicos e psicólogos para manter a moral do grupo em alta e não ficar doentes.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: