domingo, 23 de outubro de 2011

Agência alemã confirma reentrada do satélite Rosat na Terra

Satélite alemão estava fora de serviço desde 1999. Foto: AP

Satélite alemão estava fora de serviço desde 1999
Foto: AP

Ainda não há nenhuma evidência que determine sobre qual continente o satélite entrou na atmosfera do planeta, afirmou o porta-voz da agência alemã, Andreas Schuetz. Era esperado que a maior parte dos fragmentos se queimassem durante a reentrada, mas pedaços pesando um total de cerca de 1,87 t podem atingir a superfície, a uma velocidade de até 450 km/h.

Schuetz disse que não havia mais comunicação com o satélite e que ele deve ter viajado cerca de 20 mil km durante seu tempo no espaço antes de entrar na atmosfera. Horas antes da reentrada, os cientistas calculavam que o Rosat não cairia sobre a Europa, África ou Austrália. O local mais esperado seria a Ásia, possivelmente a China. O porta-voz da agência alemã, no entanto, não confirmou o ponto exato pelo qual o satélite entrou na atmosfera terrestre.

Durante sua missão, entre 1990 e 1999, o satélite Rosat, de quase 2,5 t, girou ao redor da Terra em órbita elíptica, com uma distância entre 585 e 565 km da superfície terrestre. Desde que foi posto fora de serviço, o satélite alemão perde sua altura continuamente. Em setembro, a distância entre o satélite e a Terra tinha sido reduzida em 290 km e, nos últimos dias, já era inferior a 240 km.

Com informações da agência EFE.

Terra

Nenhum comentário: