terça-feira, 4 de outubro de 2011

Com telefone errado, comitê do Nobel não avisou vencedor de Física

O americano Saul Perlmutter, vencedor do Nobel de Física 2011 junto com outros dois cientistas, contou que o comitê que concede a distinção não tinha seu número de telefone certo e por isso ficou sabendo da notícia por um jornalista que ligou para ele.

Eram 3h45 da manhã na Califórnia quando Perlmutter recebeu uma ligação de um jornalista da Suécia. "Ele disse: 'parabéns' e eu perguntei 'parabéns por quê?", contou o premiado.

Perlmutter, professor de física da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse que em seguida recebeu umas dez ligações diferentes dos meios de comunicação. "Minha esposa foi checar na internet para ter certeza que não era uma piada", acrescentou Perlmutter.

Uma hora mais tarde, o cientista de 52 anos recebeu uma ligação da Fundação Nobel, em Estocolmo. "O problema é que o Comitê do Nobel tinha um número errado de telefone", explicou. O Comitê pediu o telefone de Perlmutter a um colaborador dele na Suécia, e esta pessoa forneceu um número que o cientista não usava há cinco anos.

O Prêmio Nobel de Física 2011 recompensou nesta terça-feira três astrofísicos que revolucionaram a cosmologia com a descoberta da expansão acelerada do universo, algo assombroso e que foi possível graças à observação de estrelas muito distantes, as supernovas.

Os vencedores, que publicaram as observações revolucionárias em 1998 em dois estudos distintos, são, além de Perlmutter, do Supernova Cosmology Project, o também americano Adam Riess e o australiano-americano Brian Schmidt, do High-z Supernova Search Team.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: