quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Experimento obtém resultado pioneiro sobre propriedades de neutrinos

Físicos do experimento Double Chooz detectaram o desaparecimento de antineutrinos do elétron a curta distância. Eles apresentaram este resultado na conferência LowNu, em Seul, Coreia do Sul, na última semana. O resultado ajuda a determinar o até então desconhecido terceiro ângulo de mistura dos neutrinos, uma propriedade fundamental com consequências importantes para a física de partículas e astropartículas.

A medida desse terceiro ângulo completa o quadro de oscilações de neutrinos, como descrito por outros experimentos, e abre novas perspectivas para entender porque só encontramos matéria e nenhuma antimatéria no nosso Universo atual.

A contribuição brasileira ao experimento, coordenada pelo físico João dos Anjos, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), envolve ainda outros sete pesquisadores - Ademarlaudo Barbosa, Herman Pessoa Lima Jr, Iuri Pepe e Gustavo Valdiviesso (todos do CBPF), Ernesto Kemp (Universidade Estadual de Campinas) e Pietro Chimenti (Universidade Federal do ABC) - e consiste no desenvolvimento e construção de uma eletrônica capaz de medir a energia dos múons cósmicos que cruzam o detector.

Neutrinos são as partículas mais comuns existentes no Universo, mas são as menos visíveis. Eles existem em três tipos chamados de "sabores" e são conhecidos desde o final dos anos 1990 por sua capacidade especial de mudar de um tipo para outro. Este fenômeno é chamado de oscilação de neutrinos e implica que os neutrinos têm massa. Oscilações de neutrinos são atualmente um campo de pesquisa muito ativo, com vários experimentos buscando uma descrição completa do mecanismo.

Os neutrinos são produzidos de várias formas, como por processos de fusão no interior do Sol e pelos raios cósmicos que bombardeiam a atmosfera. O experimento Double Chooz - que integra universidades e institutos de pesquisa do Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Rússia, Espanha e EUA - se dedica a medir oscilações de neutrinos com precisão sem precedentes, ao observar antineutrinos produzidos num reator nuclear próximo, situado em Chooz, na região das Ardenas francesas.

Esse experimento começou a tomar dados há seis meses. Na conferência, a colaboração anunciou seus primeiros resultados, relatando novos dados consistentes com oscilações de curto alcance.

Nenhum comentário: