sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sonda russa Fobos-Grunt permanece incomunicável

A agência espacial europeia (ESA, na sigla em inglês) informou esta sexta-feira ter fracassado na tentativa de estabelecer um novo contato com a sonda russa Fobos, enviada à Marte, mas acrescentou que a órbita da nave parece ter se tornado mais estável.

A estação de rastreamento da agência em Perth, oeste da Austrália, monitorou ondas aéreas por oito horas, das 20h12 GMT de quinta-feira até as 4h04 GMT de sexta, mas não conseguiu captar novos sinais da sonda Fobos-Grunt, anunciou a agência em um comunicado.

Houve quatro breves janelas, cada uma com duração de até oito minutos, quando a Fobos-Grunt estava passando sobre a estação e a comunicação seria teoricamente possível, acrescentou a ESA. Na terça-feira, a estação de rastreamento Perth fez o primeiro contato com a Fobos-Grunt desde que a mesma ficou presa na órbita terrestre após ser lançada, em 9 de novembro.

Na quinta, a agência espacial russa informou ter recebido alguns dados de telemetria e engenheiros estavam trabalhando na informação, noticiou a agência Interfax. A Fobos-Grunt é a primeira missão interplanetária da Rússia desde 1996, quando uma tentativa de enviar a sonda Mars 96 ao planeta vermelho terminou em fracasso logo após o lançamento.

A nova sonda, com valor estimado em cinco bilhões de rublos (US$ 165 milhões), foi projetada para viajar até Fobos, lua de Marte, explorar o solo e trazer de volta amostras para a Terra em 2014.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: