quarta-feira, 14 de março de 2012

EUA comemoram o dia do "Pi", a famosa constante matemática

Hoje não é somente 14 de março, hoje é o dia do "Pi", número que indica a razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, data em que entusiastas da matemática utilizam camisas estampadas com a letra grega que o representa e realizam festas em sua honra. A razão da celebração é que as datas nos Estados Unidos são escritas com o mês antes do dia, e portanto esta quarta-feira é o dia 3/14, os três primeiros dígitos do "Pi".

Além de vestirem camisetas comemorativas, os admiradores do "Pi" celebram a data com o preparo de tortas (a constante matemática em inglês tem uma pronúncia parecida a "pie", que significa torta"). Os maiores fãs do "Pi" já organizam eventos especiais para às 9h26min53s da manhã de 14 de março de 2015, quando seria obtido os sete primeiros números da constante reunidos no mesmo instante.

A data foi criada em 1988 pelo físico Larry Shaw e chegou a ser reconhecida como Dia Nacional do "Pi" pela Câmara de Representantes dos Estados Unidos em 2009. A primeira festa em homenagem ao número foi realizada no museu Exploratorium de São Francisco, na Califórnia, onde Shaw trabalhava.

Mas se alguém perder a celebração, não precisa se desesperar, pois neste ano há uma segunda chance de se comemorar o "Pi". Vinte e dois de julho (22/7), dessa vez na maioria dos países ocidentais que escrevem as datas com o dia antes do mês, representa a aproximação fracional do "Pi".

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: