quinta-feira, 15 de março de 2012

vc repórter: estudo identifica partículas da vida em cometa artificial

As primeiras estruturas moleculares de vida na Terra podem ter surgido em cometas e no meio interestelar. É o que indica estudo realizado pelo Centro Nacional de Investigação Científica da França, divulgado na última segunda-feira, 12. Os pesquisadores construíram um cometa artificial e depois analisaram seus componentes com técnicas inéditas.

A análise faz parte da missão espacial Rosetta, que planeja enviar ao cometa Tchourioumov- Guerassimenko uma sonda para estudar sua composição. O cometa artificial criado pelos cientistas foi colocado em condições semelhantes a do espaço, em vácuo e a -200°C, em uma tentativa de antecipação do que será encontrado no cometa em 2015.

Analisando as substâncias existentes no meio interestelar (amônia, moléculas de água e metanol), por meio de irradiação do material com radiação ultravioleta, conseguiram obter matéria orgânica artificial. A partir desta nova matéria, identificaram 26 aminoácidos, incluindo seis tipos de ácido diamino, nunca antes encontrado em cometas.

Esse material inclui a N-(2-aminoetil) glicina, que pode ser um importante componente do antepassado do DNA terrestre: a molécula de ácido nucléico peptídico (ANP). Assim, os pesquisadores passaram a acreditar que as primeiras moléculas de vida na Terra possam ter se formado no espaço e aparecido no planeta na queda de meteoritos e cometas.

A partir de agora, os pesquisadores farão novos estudos para determinar as condições de pressão e temperatura, por exemplo, para saber em quais o N-(2-aminoetil) glicina pode formar o ANP.

O internauta Ricardo Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter

Nenhum comentário: