segunda-feira, 14 de setembro de 2009

China começa construção de seu quarto centro espacial

A China começou a construção do seu quarto centro espacial na cidade de Wenchang, no norte da ilha tropical de Hainan (sul do país). A previsão de término do centro é 2013, segundo informou a agência oficial Xinhua.

O Centro de Lançamento de Satélites Espaciais de Hainan será o de mais baixa latitude da China, situado a apenas 19 graus ao norte do equador, o que permitirá ao país asiático participar de lançamentos espaciais comerciais internacionais, segundo explicou Wang Weichang, diretor do projeto do Centro Espacial de Hainan.

Segundo os especialistas, este centro barateará o custo dos lançamentos, já que no equador a velocidade de rotação da Terra é maior que em outros pontos de mais latitude. Quanto mais perto se está dessa linha geográfica, mais se pode aproveitar tal velocidade no lançamento de satélites ou outros veículos espaciais.

Os aparelhos espaciais lançados ali sobrevoariam durante sua trajetória o Mar da China Meridional antes de sair da órbita terrestre, com o que praticamente ficaria eliminado o risco de que algumas de suas partes pudessem cair sobre regiões habitadas.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: