quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Discovery termina missão de 13 dias na ISS

O ônibus espacial Discovery volta nesta quinta ao Centro Espacial Kennedy após uma bem-sucedida missão de 13 dias à Estação Espacial Internacional (ISS). O único problema para um término bem-sucedido da viagem, que incluiu três caminhadas espaciais, poderia ser o mau tempo na zona do Cabo Canaveral, na Flórida, segundo advertiu o serviço meteorológico da Nasa.

Se as condições climáticas piorarem durante a jornada o retorno poderá ser adiado para amanhã, segundo indicaram. O pouso está previsto para as 20h05 de Brasília, um momento em que costumam aumentar as tempestades de verão na zona.

A missão teve como objetivo a substituição de um enorme tanque de amoníaco que é a parte principal do sistema de esfriamento do complexo que viagem a 385 quilômetros da Terra. Durante as três caminhadas da missão, a tripulação do Discovery também realizou experimentos científicos e outras tarefas de serviço no complexo Alfa.

A Discovery também levou mantimentos à equipes da ISS e uma esteira ergométrica para os exercícios dos ocupantes do complexo. A nave Discovery traz de volta à Terra o especialista Tim Kopra, que esteve 50 dias na estação espacial.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: