quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Hawking deixa cadeira de Matemática em Cambridge nesta 5ª

O astrofísico britânico Stephen Hawking, 67 anos, autor de "Uma breve história do tempo", deixa formalmente nesta quinta-feira o cargo de titular da cadeira Lucasiana de Matemática da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, informou nesta quarta um porta-voz da instituição.

No entanto, Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica - um mal neurodegenerativo progressivo que o impede de se mover e falar -, continuará trabalhando na instituição. Segundo o porta-voz, o motivo da saída é que o cientista chegou à idade limite para permanecer no cargo (67 anos), que também foi ocupado por Isaac Newton, Charles Babbage, Joseph Larmor e James Lighthill.

O cientista dedicou toda sua vida para desmembrar os mistérios das leis que controlam o universo. Ao lado do colega Roger Penrose, mostrou que a Teoria da Relatividade de Albert Einstein implica em um princípio para o espaço e o tempo, denominado "Big Bang", e um final dentro dos buracos negros.

Stephen Hawking começou a trabalhar em Cambridge em 1962 e é professor Lucasiano desde 1979. Seu sucessor ainda não foi nomeado.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: