quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Três cosmonautas da ISS se preparam para voltar à Terra

Três cosmonautas da Estação Espacial Internacional (ISS) começaram hoje os preparativos para retornar amanhã à Terra a bordo da nave russa Soyuz TMA-18.

"A tripulação transferirá hoje as equipes de experimentação à nave e nesta tarde está prevista a mudança de comando, que será assumido pelo americano Douglas Wheelock", afirmou um porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) russo à agência "RIA Novosti".

Está previsto que a Soyuz TMA-18, com o comandante russo Alexander Skvortsov, seu compatriota Mikhail Kornienko e a americana Tracy Caldwell, toquem a Terra amanhã à 1h53 (de Brasília) ao sudeste da cidade cazaque de Dzhezkazgan.

Na ISS seguirá trabalhando a tripulação integrada pelo russo Fyodor Yurchikhin e os americanos Douglas Wheelock e Shannon Walker.

O lançamento da primeira nave russa tripulada e equipada com sistemas de controle digital, a Soyuz TMA-01M, está previsto para o próximo 8 de outubro a partir da base cazaque de Baikonur.

Nela viajarão o americano Scott Kelly e os russos Alexander Kaleri e Oleg Skripochka, que se unirão à tripulação da ISS.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: