terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nasa confirma que satélite Uars caiu no oceano Pacífico

Após as incertezas iniciais sobre o ponto exato do reingresso do satélite Uars à Terra, a Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta terça-feira que o objeto atingiu a atmosfera terrestre, no sábado passado, ao sul do oceano Pacífico. "O satélite entrou na atmosfera sobre o Pacífico a 14,1 graus de latitude sul e 170,2 graus de longitude leste. Essa localização se situa em uma área remota e grande do oceano", informou em comunicado a agência espacial.

De acordo com os cientistas, o satélite caiu num local distante de terra firme. Os restos do equipamento devem estar agora entre 480 e 1,3 km de seu ponto de reentrada na atmosfera.

A Nasa também divulgou a hora exata em que o satélite, que pesa aproximadamente 6 toneladas, atingiu a Terra: 4h01 GMT (1h01 de Brasília).

Após concluir em 2005 sua vida científica, o Uars se despedaçou em 26 partes após a reentrada. O satélite foi construído por US$ 750 milhões, e sua finalidade era medir mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição.

A queda do Uars foi marcada por grande ansiedade, e ele se tornou um dos protagonistas das redes sociais na semana passada. A probabilidade de algum dos pedaços do Uars atingir uma pessoa foi calculada em uma em 3,2 mil.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: