terça-feira, 13 de setembro de 2011

Rússia irá retomar voos tripulados em novembro

O próximo voo tripulado do foguete russo Soyuz será em 12 de novembro, anunciou nesta terça-feira a agência espacial russa, Roskosmos. Com isso, a Rússia retoma os lançamentos do único veículo capaz, atualmente, de levar astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS).

"Lançamentos de cargueiros Progress estão previstos para 30 de outubro de 2011 e 26 de janeiro de 2012, e das cápsulas tripuladas Soyuz, para os dias 12 de novembro e 20 de dezembro de 2011", informou a agência. "Estamos em consultas com a Nasa, a agência espacial americana, para planejar o trabalho das próximas missões à ISS", acrescentou a fonte.

A Roskosmos havia suspendido até nova ordem os voos do Soyuz, após o fracasso, em agosto, do lançamento de um cargueiro Progress. O Soyuz é a única nave capaz de levar tripulantes até a estação orbital, desde a extinção dos ônibus espaciais americanos.

A Nasa havia advertido que a ISS deveria ser esvaziada se os lançamentos russos não fossem retomados até o fim de novembro. Dois astronautas russos e um americano devem retornar à Terra na próxima sexta-feira, deixando a bordo da estação russa um americano e um japonês.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: