quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rússia efetua 1º lançamento espacial após queda do Progress

A Rússia lançou ao espaço na madrugada desta quarta-feira um foguete portador Proton-M com um satélite militar a bordo, no primeiro lançamento realizado pelo país depois da queda do cargueiro espacial Progress M-12M, em 24 de agosto.

Após o lançamento a partir da base de Baikonur, a separação do satélite do bloco acelerador Briz-M estava prevista para acontecer às 11h48 do horário de Moscou (4h48 de Brasília), segundo o porta-voz oficial do Ministério da Defesa russo, Alexei Zolotujin.

O lançamento do foguete Proton-M nesta quarta-feira é o primeiro depois que seu uso, e também o dos blocos aceleradores Briz-M, foi temporariamente suspenso depois que em 18 de agosto o satélite de telecomunicações Express-AM4 caiu antes de ser posto em órbita. Inicialmente, o lançamento de hoje estava programado para 31 de agosto, mas teve de ser adiado pela perda do Express-AM4.

A comissão de especialistas que averiguou as causas da falha concluiu que os técnicos se equivocaram com os parâmetros de programação do bloco acelerador, "o que levou a uma orientação incorreta do Briz-M e, como consequência, ao fracasso da operação", segundo a Roscosmos, a agência espacial russa.

O cargueiro espacial Progress M-12M, por outro lado, caiu na Sibéria por causa da falta do combustível no gerador de gás do motor.

Foguete foi lançado com um satélite militar a bordo. Foto: AFP

Foguete foi lançado com um satélite militar a bordo

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: