terça-feira, 1 de março de 2011

Discovery acopla módulo de 12,8 t na estação espacial

Cápsula foi acoplada à estação espacial em operação realizada pela tripulação do Discovery. Foto: ESA/Divulgação

Cápsula foi acoplada à estação espacial em operação realizada pela tripulação do Discovery

O módulo de logística multifuncional Leonardo, levado pelo ônibus espacial Discovery, foi acoplado de forma permanente à Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou a Nasa em um comunicado nesta terça-feira.

Pesando 12,8 t, o módulo foi retirado do compartimento de carga do Discovery com a ajuda do braço mecânico da ISS, com mais de 17 m de comprimento, para ser delicadamente colocado e preso sob o segmento Unity, primeiro módulo americano da estação orbital. A operação durou aproximadamente 90 minutos.

O braço mecânico Canadarm2, contribuição do Canadá, foi manipulado pelos especialistas da tripulação do Discovery, Mike Baratt e Nicole Stott.

A Nasa anunciou na segunda-feira que a missão do Discovery na ISS havia sido prorrogada em um dia, como já tinha sido considerado. A prorrogação de 24 horas do acoplamento da ISS teve como objetivo, sobretudo, concluir o conserto do módulo Leonardo, a fim de oferecer um volume suplementar de reserva pressurizado.

A missão do Discovery, o mais antigo dos ônibus espaciais que restam da frota, terá 12 dias de duração ao invés de 11, oito dos quais acoplados à ISS.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: