segunda-feira, 14 de março de 2011

Falha adia lançamento de nave que levaria astronautas à ISS

O lançamento da cápsula Soyuz TMA-21, que estava previsto para o próximo dia 30, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado nesta segunda-feira devido a problemas técnicos na nave, informou a agência espacial russa Roscosmos.

Segundo o comunicado oficial, "a falha (em um dos sistemas da Soyuz) foi detectada durante os testes prévios ao lançamento da nave no centro técnico da base de Baikonur", no Cazaquistão.

"Devido à necessidade de análise adicionais para esclarecer as causas deste problema, foi tomada a decisão de adiar o lançamento da para uma data posterior", acrescenta a nota.

A Soyuz levará três astronautas - o americano Ronald Garan e os russos Andrei Borisenko e Alexander Samokutyayev - à ISS. Por outro lado, a Roscosmos informou que o retorno à Terra dos cosmonautas russos Aleksandr Kaleri e Oleg Skripochka e do americano Scott Kelly em outra cápsula Soyuz não apresenta alterações e acontecerá nesta quarta-feira, segundo o planejado.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: