quinta-feira, 5 de julho de 2012

Descoberta de partícula complica escolha de vencedores do Nobel

A possível descoberta do bóson de Higgs, ou "partícula de Deus", é uma ótima notícia para os físicos, mas uma terrível dor de cabeça para o comitê do Nobel. Com a comprovação da existência dessa partícula, alguém vai levar o prêmio, mas quem merece crédito pelo trabalho é difícil de determinar.

Qual é a origem da expressão 'partícula de Deus'?
Do elétron ao bóson de Higgs: veja a evolução da Física de Partículas
Preços da Ciência: veja quanto custa o acelerador de hádrons
Veja 33 dúvidas sobre astronomia

Segundo o jornal britânico The Guardian, tradicionalmente, o prêmio Nobel de ciência é dado para, no máximo, três pessoas que contribuíram para os estudos. As regras são antigas, do tempo em que a ciência era feita por indivíduos sozinhos ou grupos pequenos.

Para chegar aos resultados sobre o bóson de Higgs, duas equipes trabalharam no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), o que totaliza milhares de pessoas. E todos merecem o crédito pelo estudo. É provável que o prêmio vá para os físicos que trabalharam na teoria da partícula há 50 anos, e é aí que tudo se complica.

No total, três grupos de cientistas publicaram, de forma independente, artigos sobre a teoria em 1964, com um intervalo de poucos meses entre cada um. O primeiro artigo saiu em agosto daquele ano, assinado por Robert Brout e François Englert, da Universidade Livre de Bruxelas. Brout morreu em 2011, o que o exclui da premiação, pois o Nobel não faz homenagens póstumas.

O segundo artigo publicado foi de Peter Higgs, em setembro e outubro de 1964, que emprestou seu nome à partícula e foi o primeiro a citar explicitamente a possibilidade de existência de uma nova partícula, que explicaria como a massa da matéria seria formada. O terceiro trabalho, publicado em novembro de 1964, inclui dois cientistas americanos, Dick Hagen e Gerry Guralnik, e um britânico, Tom Kribble.

Destes, cinco físicos estão vivos e podem ser considerados no prêmio se a descoberta do bóson seja confirmada. Um dos físicos que certamente será honorado é Peter Higgs, juntamente com Englert, que foi o primeiro a publicar um artigo sobre o assunto e não poderá ser dispensado. O que o comitê precisa decidir é quem será o terceiro homenageado, já que o prêmio não pode ser destinado a mais de três pessoas.

Terra

Nenhum comentário: