sexta-feira, 27 de julho de 2012

Universidade de Berkeley cria laser de 1 quadrilhão de watts

Segundo os cientistas, o equipamento consome pouca energia, já que os pulsos são muito curtos. Foto: Lawrence Berkeley National Laboratory/Divulgação

Segundo os cientistas, o equipamento consome pouca energia, já que os pulsos são muito curtos
Foto: Lawrence Berkeley National Laboratory/Divulgação


O Acelerador de Laser do Laboratório Berkeley (Bella, na sigla em inglês) anunciou ter criado um pulso de laser com duração de apenas 1 quadrilionésimo de segundo, mas com energia de 1 petawatt (1 quadrilhão de watts) e uma frequência de 1 hertz - ou seja, um pulso disparado a cada segundo. Segundo a Universidade de Berkeley (EUA), é um recorde de energia para pulsos com frequência tão rápida.

"Isso representa um novo recorde mundial", diz Wim Leemans, pesquisador da Divisão de Pesquisa em Fusão e Aceleração do laboratório, que fez o anúncio nesta sexta-feira. "Esta vai ser uma ferramenta excepcional para o avanço da física de laser e de interações com a matéria. O pico de poder do laser vai nos dar acesso a novos regimes, como o desenvolvimento de aceleradores de partículas compactos para a física de alta energia".

Ao contrário dos aceleradores tradicionais, que usam campos de energia elétrica para aumentar a velocidade de partículas como prótons e elétrons, os aceleradores laser-plasma usam raios para capturar elétrons livres no plasma e acelerá-los a altas energias.

Os pesquisadores esperam que o Bella seja o primeiro acelerador laser-plasma a chegar a uma energia de 10 bilhões de elétron-volts (10 GeV) e isso com apenas 1 m de comprimento (além do sistema de laser), enquanto os aceleradores tradicionais precisam de túneis quilométricos.

Terra

Nenhum comentário: