quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nasa registra mancha solar que está virando em direção à Terra

Mancha está virando em direção à Terra e abriga energia para chamas solares mais fortes. Foto: AFP

Mancha está virando em direção à Terra e abriga energia para chamas solares mais fortes
Foto: AFP


Uma imagem do sol registrada pelo Observatório Solar Heliosférico da Nasa mostra a mancha solar AR 1520. Considerada uma das maiores já vistas nos últimos anos, a mancha está virando em direção à Terra e abriga energia para chamas solares mais fortes.

Entenda os riscos das erupções solares
Saiba o que é comprimento de onda e mais

Especialistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) estimam nas próximas 24 horas uma chance de 80% de erupções classe M, de média intensidade e que afetam as regiões dos polos, e 25% de chance de erupções classe X, consideradas grandes e que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas.

No dia 5 de julho, a Nasa lançou com sucesso a missão Investigação Magnetográfica Ultravioleta Solar (Sumi, na sigla em inglês). O satélite vai analisar as erupções solares, responsáveis pelas ejeções de massa coronal (CME). Durante esses fenômenos, o Sol lança partículas de alta energia que, se atingirem a magnetosfera da Terra, causam tempestades geomagnéticas que levam tanto a auroras boreais e austrais, quanto a problemas para equipamentos eletrônicos - principalmente satélites.

A agência americana explica que já existem instrumentos - tanto em solo quanto em órbita - que conseguem registrar as erupções, mas o satélite Sumi pode ver uma camada antes não investigada - vista apenas em ultravioleta, enquanto os instrumentos atuais conseguem ver visível e infravermelho. "Esses comprimentos de onda correspondem à luz das camadas mais baixas da atmosfera solar, mas Sumi vai olhar em locais mais altos da cromosfera", diz Jonathan Cirtain, cientista da Nasa.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: