quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Concurso permite que estudantes escolham nome de asteroide


A Nasa anunciou um concurso em que estudantes em todo o mundo terão a oportunidade de escolher o nome de um asteroide, atualmente chamado de (101955) 1999 RQ36. Podem participar jovens de até 18 anos, mas as submissões devem ser feitas por um adulto em nome do aluno. Cada concorrente deve apresentar um nome de até 16 caracteres, e as inscrições têm que incluir uma breve explicação e justificativa para a escolha. O concurso vai até o dia 2 de dezembro de 2012. Mais informações sobre como participar no site da competição.
A iniciativa é uma parceria entre a agência espacial americana, a Sociedade Planetária em Pasadena, na Califórnia, o Laboratório Lincoln do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Lexington, e a Universidade do Arizona em Tucson.
Um painel irá rever os nomes propostos para os asteroides. O primeiro prêmio será dado ao nome que for aprovado pelo Comitê para Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronômica Internacional.
A missão da Nasa Origins-Spectral Interpretation Resource Identification-Security-Regolith Explorer (OSIRIS-REx), prevista para 2016, recolherá amostras do asteroide, pois acredita-se que ele possa conter pistas sobre a origem do sistema solar e moléculas orgânicas que podem ter semeado a vida na Terra.
O asteroide foi descoberto em 1999 pelo Lincoln Near Earth Asteroid Research (Linear) no Laboratório Lincoln do MIT e tem um diâmetro de aproximadamente 500 m. Ele recebeu a designação de (101955) 1999 RQ36 do Centro de Planetas Menores, operado no Observatório Astrofísico Smithsonian, em Cambridge. O centro dá um nome alfanumérico inicial para qualquer asteroide recém-descoberto, com critérios que determinam sua órbita.
Terra

Nenhum comentário: