quarta-feira, 12 de setembro de 2012

vc repórter: planetário em SP deve ser reaberto até o fim do ano


O Planetário do Carmo foi inaugurado em novembro de 2005. Foto: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente/Divulgação
O Planetário do Carmo foi inaugurado em novembro de 2005
Foto: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente/Divulgação

Inaugurado em novembro de 2005, o Planetário do Carmo, localizado no Parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, deverá ser finalmente reaberto até o final deste ano. Problemas na estrutura do prédio e no aparelho de projeção são alguns dos motivos que levaram ao fechamento do local pouco tempo após a abertura, de acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Responsável pela Divisão de Astronomia e Astrofisica da prefeitura de São Paulo, o orgão informou que o prédio do planetário foi doado e entregue pela Telefônica em 2004 e aberto à população no ano seguinte, após o projetor, comprado ainda na gestão de 1993 a 1996, ter recebido reparos na Alemanha.
Ainda segundo a SVMA, assim que o planetário foi inaugurado o prédio não resistiu à primeira chuva forte, registrando vazamentos, infiltrações e rachaduras. Uma obra no local foi feita e entregue no dia 2 de junho de 2010, mas o aparelho de projeção, altamente sensível à umidade, havia sido danificado, apesar das medidas tomadas para a proteção do equipamento.
Em nota, a secretaria informou que concluiu a compra dos 18 diferentes itens que compõem as peças para que o projetor do espaço volte a funcionar até o fim de 2012 e esclareceu que o trabalho para reposição dessas peças é algo minucioso e de precisão.
"A reposição das peças deve atender a um sistema complexo de lentes, unidades eletroeletrônicas e mecanismos especiais, a ser feito por etapas, que por sua vez desencadearão uma série de testes para verificação da funcionalidade. As peças chegaram ao Brasil e estão sendo repostas por técnicos da fabricante alemã do planetário, a Zeiss", informou a SVMA.
Os planetários são salas que possuem uma cúpula no teto na qual a configuração dos astros do céu pode ser simulada através de projeção luminosa. O Planetário Aristóteles Orsini, localizado no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi o primeiro do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957.
O internauta Serginhomlima, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
vc repórter
vc repórter

Nenhum comentário: