quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EUA: ônibus espacial da Nasa faz últimos voos antes de se aposentar


Em outubro, o ônibus espacial será mantido no Centro Científico da Califórnia. Foto: AP
Em outubro, o ônibus espacial será mantido no Centro Científico da Califórnia
Foto: AP

O ônibus espacial Endeavour da Nasa, acoplado a um Boeing 747, decolou na manhã desta quarta-feira para uma de suas últimas viagens. Saindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, ele chegou a Houston em seu voo final com destino à Califórnia, onde foi fabricado. A jornada marcou o início do encerramento das atividades do programa de ônibus espacial da agência americana.
Depois de sobrevoar em baixa altura várias áreas do Centro Espacial, do aeroporto da Força Aérea em Cabo Canaveral e da Base Patrick também da Força Aérea, o 747 tomou rumo a oeste.
De acordo com a Nasa, na manhã de quinta, a Endeavour partirá rumo a Califórnia e, na sexta-feira, sobrevoará áreas de Los Angeles antes de pousar no aeroporto internacional da cidade, o LAX. Em outubro, o ônibus espacial será mantido no Centro Científico da Califórnia, onde encerrará as atividades e servirá de inspiração para futuros exploradores.
Após 30 anos de missão, a Nasa decidiu aposentar o Endeavour, último ônibus espacial. O programa, que começou com a nave Columbia e seguiu com a Challenger, a Discovery, a Atlantis e, por último, a Endeavour, permitiu o lançamento de pessoas ao espaço, recuperou e consertou satélites, conduziu pesquisas espaciais e construiu a maior estrutura espacial até hoje, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A missão final dos ônibus espaciais, chamada de STS-135, terminou em 21 de julho de 2011, quando a nave Atlantis se aposentou e foi transportada até sua "casa", o Centro Espacial Kennedy.
O Endeavour foi criado em 1987 e lançado pela primeira vez em 1992. Na primeira missão, ele interceptou e relançou um satélite que saiu da rota padrão. O ônibus espacial foi usado também para explorações e pesquisas. No total, o ônibus espacial da Nasa completou 25 missões, passou 299 dias no espaço e orbitou em torno da Terra 4.671 vezes, somando 197.761.261 quilômetros percorridos.
O mais jovem dos cinco ônibus espaciais construídos pelos Estados Unidos se acoplou uma vez à estação espacial russa Mir e 12 vezes à ISS. Em 11 de outubro de 2011, a Nasa transferiu o título e a propriedade da nave ao Centro de Ciência Espacial da Califórnia.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6165045-EI301,00-EUA+onibus+espacial+da+Nasa+faz+ultimos+voos+antes+de+se+aposentar.html#tphotos
Com informações da Agência Brasil e da Efe
Terra

Nenhum comentário: