sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Crise ameaça meta ucraniana de lançar foguete em 2010

Mergulhada numa profunda crise em decorrência do colapso do sistema financeiro internacional, no fim de 2008, a Ucrânia não tem dinheiro suficiente para concluir o projeto de construção do foguete de médio alcance, o Cyclone 4, com lançamento previsto para o fim de 2010.

De acordo com um integrante da comitiva, que acompanhou a visita de 24 horas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Kiev, a Ucrânia pede um financimento de U$ 200 milhões para finalizar o projeto, orçado em U$ 300 milhões, apenas em investimentos, previstos no Tratado, para serem feitos pelo país do leste europeu.

O Brasil também deve investir inicialmente o mesmo valor na conclusão do centro de lançamento, que será construído dentro da base da Aeronáutica em Alcântara, no Maranhão. Até agora, a soma dos investimentos, de ambos parceiros, é de U$ 140 milhões.

Segundo o integrante do governo brasileiro, a Ucrânia deseja receber parte desses recursos a partir de financimentos, até mesmo patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No entanto, as regras de atuação do banco não permitiriam essa operação.

Do lado brasileiro, também há atraso, mas as principais pendências, segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, estão próximas de uma solução.

"Teremos uma audiência pública em Alcântara este mês. O impasse com as comunidades quilombolas está próximo de uma solução. Até mesmo a concessão da licença ambiental está bem encaminhada, mas não é possível garantir que o lançamento acontece no ano que vem", advertiu.

O projeto de lançar o foguete ucrâniano no Brasil é liderado pela empresa binacional Alcântara Cyclone Space. A cidade maranhense foi escolhida pela pequena distância em relação à linha do equador, apenas 2º graus ao sul da divisão dos hemisférios sul e norte. Essa proximidade garante economia de até 30% no uso do propelente (combustível) para a viagem especial.

Nenhum comentário: