segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Satélite da Nasa capta atividade vulcânica nas Filipinas

A agência espacial americana, Nasa, divulgou uma imagem de atividades vulcânicas do vulcão Mayon, nas Filipinas. A foto, de 15 de dezembro, foi obtida pelo Advanced Land Imager (ALI), equipamento que compõe o satélite Earth Observing-1, da Nasa.

Milhares de pessoas que vivem na zona de perigo do vulcão foram forçadas a fugir para abrigos de emergência em meados de dezembro de 2009. Pequenos terremotos, lavas incandescentes e cinzas sugeriram que uma grande erupção estava a caminho. Na noite de 14 de dezembro, o observatório local elevou o nível de alerta para 3, que significa "magma está perto da cratera e erupção explosiva e perigosa é iminente."

A atividade do vulcão é acompanhada de perto pelos vulcanólogos desde julho, quando o Mayon aumentou sua atividade, após quase três anos em inatividade. A pior das 45 erupções conhecidas do vulcão foi em 1814, quando causou a morte de cerca de 1,2 mil pessoas e soterrou a cidade de Cagsawa, batizada de "Pompeia filipina".

Na imagem, em cor natural do Mayon, uma pequena nuvem de cinzas e vapor está soprando para o oeste do cume Foto: Nasa/Divulgação

Na imagem, em cor natural do Mayon, uma pequena nuvem de cinzas e vapor está soprando para o oeste do cume

Nenhum comentário: