quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

vc repórter: céu colorido atrai a atenção de moradora no RS

A presença de cores no céu do interior de Nova Prata (RS), distante 180 km da capital, Porto Alegre (RS), chamou a atenção dos moradores. Segundo Eliane Comin, o fenômeno parecia uma nuvem vermelha que aos poucos foi ficando colorida, mas não era um arco-íris.

"Eu estava voltando para casa, quando olhei o céu e vi esta cena estranha e linda ao mesmo tempo. Assim que cheguei à casa, bati algumas fotos, mas foi algo muito rápido", conta Eliane, que levanta a possibilidade de ser uma aurora polar.

Segundo o meteorologista André Madeira, da Climatempo, as auroras boreal e austral são formadas apenas em regiões polares, gerando luzes coloridas no céu com a impressão de que estão em movimento.

"Neste caso da cidade de Nova Prata, acima do círculo polar, pode ser um caso de irizacão, que ocorre com a difração da luz do sol em gotas de água ao redor de nuvens com certa quantidade de ventos", diz André Madeira.

No efeito da difração há uma decomposição da luz branca nas diversas cores do espectro solar, que compõem o arco-íris.

Em março deste ano, uma profusão de cores no céu também chamou a atenção de moradores de diferentes cidades brasileiras, entre elas São Borja (RS), Nova Odessa (SP) e Itanhaém (SP).

A internauta Eliane Comin, de Nova Prata (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter

Nenhum comentário: