sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Google manda Nexus S para o espaço para testar o aparelho

Google enviou aparelhos Nexus S para fotografar, coletar dados e marcar a presença do Android na estratosfera. Foto: Google/Divulgação

Google enviou aparelhos Nexus S para fotografar, coletar dados e marcar a presença do Android na estratosfera

Para testar os diversos sensores - o GPS, o giroscópio, o acelerômetro e o magnetômetro - do Nexus S, o Google montou um balão meteorológico para enviar o sistema Android para o espaço. Além de coletar dados diversos sobre o sistema e o aparelho, a experiência serviu para capturar imagens fora do comum.

O balão do Google alcançou mais de 100 mil pés de altura, o que equivale a mais de 30 km. Durante as 2 horas e 40 minutos de viagem, a temperatura no balão chegou a -50ºC. Para comandar a "nave" a equipe colocou os bonecos do Android a bordo, pena que acidentes de percurso acontecem, e o boneco caiu durante o retorno ao solo.

A plataforma Android fornece um ambiente de desenvolvimento robusto e o Nexus S possui muitos sensores embutidos. Graças à esses fatores, o Google pôde desenvolver aplicativos voltados às atividades que foram realizadas na estratosfera.

Os smartphones enviados para o espaço executavam uma diversidade de aplicativos, dentre eles o Google Maps for Mobile 5.0 (com mapas armazenados no aparelho), o Google Sky Map, o Latitude - que identificaria a posição do balão quando houvesse sinal de dados - e o aplicativo desenvolvido pela equipe da Google, que ficou responsável por reunir dados dos sensores.

Baixaki
Baixaki

Nenhum comentário: