sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nobel de Física, Química e Medicina são entregues nesta sexta

Cerimônia de entrega do Nobel na Suécia premia 5 categorias


O Prêmio Nobel 2010 foi entregue nesta sexta-feira, em Estocolmo, na Suécia, para os pesquisadores russos Andre Geim, 51 anos, e Konstantin Novoselov, 36 anos, graças ao trabalho "Grafeno - a estrutura atômica perfeita", que permite avanços decisivos na física quântica.

As experiências incluem a aplicação do grafeno na criação de novos materiais e a manufatura eletrônica para o consumo de massa. O grafeno é uma estrutura laminar plana, de um átomo de grossura, composta por átomos de carbono densamente agrupados em uma rede cristalina no formato de favos feitos pelas abelhas.

Geim, nascido em Sochi, Rússia, em 1958 e naturalizado holandês, fez doutorado em Ciências Físicas em 1987 na Academia de Ciências de Chernogolovka e atualmente atua na Universidade de Manchester (Reino Unido). Já Novoselov nasceu em 1974 em Nizhny Tagil, na Rússia, tem dupla nacionalidade britânico-russa, foi professor na Universidade de Nijmegen (Holanda) e é catedrático na Universidade de Manchester, como Geim.

Na mesma cerimônia, os químicos Richard F. Heck, americano, e os japoneses Negishi Ei-ichi e Akira Suzuki receberam o Prêmio Nobel de Química 2010 por terem desenvolvido estudo sobre sínteses orgânicas, técnicas que permitem a criação de novas moléculas de carbono, mais complexas que as existentes na natureza.

As pesquisas abrem caminho para pesquisas na farmacêutica industrial, na indústria eletrônica, na agricultura, bem como proporcionam avanços na luta contra o câncer.

O inglês Robert G. Edwards recebeu o Prêmio Nobel da Medicina pelo seu trabalho na fertilização in vitro. Suas realizações tornaram possível tratar a infertilidade, um problema de saúde que aflige grande parte da humanidade.

Edwards foi o responsável pelo nascimento do primeiro bebê de proveta, Louise J. Brown, em 1978. O Comitê Nobel disse em comunicado que "as descobertas de Edwards tornaram possível o tratamento da esterilidade que afeta uma grande parcela da humanidade e mais de 10% dos casais no mundo". Cerca de 1% a 2% dos bebês nascidos atualmente no mundo ocidental são concebidos por meio da fertilização in vitro.

Nenhum comentário: