terça-feira, 14 de dezembro de 2010

INPE conclui testes com satélite argentino

Um laboratório espacial brasileiro concluiu com sucesso uma intensa bateria de testes feitos com um satélite argentino com fins científicos que será posto em órbita em abril de 2011, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

O satélite SAC-D Aquarius, de 1,4 mil kg, permaneceu no centro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos desde junho, realizando os testes que terminaram na última sexta-feira, informou a instituição.

O objetivo do satélite será medir a umidade do solo em grande escala e a salinidade de mares e oceanos de forma global para elaborar alertas antecipados de inundações e modelos climáticos a longo prazo, graças a um instrumento desenvolvido pela Nasa (agência espacial americana). Além disso, levará ao espaço várias experiências científicas desenvolvidas por instituições de Argentina, França e Itália, segundo um comunicado.

No tempo de testes no Brasil foram simuladas as condições que o satélite enfrentará em órbita quando for lançado provavelmente em 1º de abril, da base Vandenberg, na Califórnia (EUA) a partir do foguete Delta II.

Cerca de 200 cientistas e técnicos dos países envolvidos no desenvolvimento do satélite participaram das atividades, que incluíram testes de vibração, térmicos e de choque. O satélite permanecerá no laboratório do INPE até março de 2011, quando será levado aos Estados Unidos para entrar em órbita.

Esta é a terceira ocasião em que a Argentina envia um satélite para realizar testes em instalações brasileiras, depois do SAC-B e do SAC-C.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: