sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nasa adia lançamento do Endeavour por problema técnico

A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou nesta sexta-feira o adiamento do lançamento do ônibus espacial Endeavour, que estava marcado para as 16h47 de hoje, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

Segundo uma nota no site da Nasa, o adiamento foi necessário devido a problemas com os aquecedores da unidade 1 de força auxiliar da nave - o conserto deve levar pelo menos 48 horas.

"O novo lançamento não deve acontecer antes de domingo", disse George Diller, porta-voz da agência.

A Nasa está preparando uma grande cerimônia para o último lançamento da história do Endeavour, que será aposentado após a missão. O presidente Barack Obama deverá assistir com sua família ao lançamento.

Ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos da Nasa, o Endeavour transportará à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.

O ônibus espacial foi lançado pela primeira vez ao espaço em 1991 e seu último voo, para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira. A tripulação de seis membros é formada por cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.

Quando o Endeavour regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar. O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.

Nenhum comentário: