terça-feira, 12 de abril de 2011

ONU celebra cinquentenário da expedição de Yuri Gagarin ao espaço

A ONU homenageou nesta terça-feira a façanha do cosmonauta soviético Yuri Gagarin, que há exatos 50 anos se transformou no primeiro homem a viajar ao espaço, com a celebração do Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados.

"O voo de Yuri Gagarin é uma inspiração que encarna a busca da excelência, uma inspiração que motiva as chamas da paixão em perseguir um sonho, especialmente entre os mais jovens", disse nesta terça-feira a astrofísica Mazlan Othman, diretora-geral do Escritório das Nações Unidas sobre Espaço Exterior (Unoosa).

Othman destacou assim o valor da proeza de Gagarin em sua mensagem por ocasião da celebração do 50º aniversário da primeira viagem tripulada ao espaço e da primeira edição do Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados, criado na semana passada pelas Nações Unidas.

Os membros da Assembleia Geral aprovaram no último 7 uma resolução apresentada pela Rússia que adota o dia 12 de abril para comemorar a data em que um ser humano foi ao espaço pela primeira vez.

A ONU uniu-se assim às celebrações em diversas partes do mundo para comemorar o dia 12 de abril de 1961, quando Yuri Gagarin realizou o primeiro voo espacial tripulado, a bordo da nave Vostok 1, que deu uma volta completa à Terra a 315 quilômetros de altura, em 108 minutos.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: