quarta-feira, 13 de abril de 2011

Observatório divulga imagem "ardente" de nebulosa

A nebulosa NGC 3582 faz parte uma região formadora de estrelas da Via Láctea, chamada RCW 57. Foto: ESO/Divulgação

A nebulosa NGC 3582 faz parte uma região formadora de estrelas da Via Láctea, chamada RCW 57

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma imagem que mostra a nebulosa NGC 3582 com laços de gás semelhantes a proeminências solares. Acredita-se que os laços de gás tenham sido lançados por estrelas moribundas. Porém, novas estrelas estão nascendo neste berçário estelar. Estas, por sua vez, emitem intensa radiação ultravioleta que faz o gás brilhar na nebulosa, produzindo a vista ¿ardente¿ mostra na imagem.

A nebulosa NGC 3582 faz parte uma região formadora de estrelas da Via Láctea, chamada RCW 57. Ela situa-se perto do centro da Via Láctea, na Constelação de Carina, conhecida como "a Quilha". Algumas estrelas formadas nesta região são muito mais pesadas que o Sol. Estas grandes estrelas emitem energia a taxas prodigiosas e têm uma vida muito curta, que findam em explosões de supernovas.

A imagem divulgada foi feita com múltiplos filtros. Dados obtidos com filtro vermelho são mostrado em verde e vermelho e dados obtidos com um filtro que isola o brilho vermelho característico do hidrogênio são mostrados também em vermelho.

Nenhum comentário: