terça-feira, 2 de agosto de 2011

Britânicos investem quase R$ 1,3 mi em pesquisas astronômicas

O Conselho de Ciência e Tecnologia do Reino Unido (STFC, na sigla em inglês) irá fornecer quase 500 mil libras (cerca de R$ 1,3 milhões) em novos investimentos para estudos de design voltados para telescópios terrestres. Os novos instrumentos irão auxiliar no estudo de duas questões importantes da astronomia: como as galáxias se formam e evoluem; e qual é a natureza da energia escura.

Os desenvolvimentos decorrentes deste investimento serão utilizados pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), pelo grupo de telescópios nas Ilhas Canárias Isaac Newton e em instalações americanas nas América do Norte e do Sul.

Os novos instrumentos também farão parte essencial da missão Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), que será lançada em 2013. Gaia irá mapear a nossa galáxia, permitindo aos astrônomos entender como o Sistema Solar se encaixa dentro dele. O Reino Unido é o líder no desenvolvimento de software para análise de dados da missão Gaia, apoiado pela Agência Espacial do Reino Unido.

A compreensão da misteriosa "energia escura" poderá também ser estudada a partir de dados capturados com os novos telescópios.

Terra

Nenhum comentário: