segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Rússia adia lançamento do próximo voo tripulado à ISS

A Rússia adiou nesta segunda-feira o lançamento do próximo voo tripulado para a Estação Espacial Internacional (ISS) anteriormente previsto para 22 de setembro. Um diretor da Agência Espacial russa, Alexe Krasnov, explicou às agências russas que, depois do fracasso do lançamento do cargueiro Progress, "o próximo lançamento acontecerá no final de outubro ou início de novembro, e não antes".

O voo tripulado tinha previsto transportar para a ISS os russos Anton Chkaplerov e Anatoli Ivanichin, assim como o americano Dan Burbank. Os três deveriam substituir os russos Andrei Borisenko e Alexandre Samokutiaiev e o americano Ronald Garan, que deverão adiar sua volta à Terra inicialmente prevista para 8 de setembro.

A Rússia já havia suspenso na quinta-feira o lançamento de foguetes Soyuz após o acidente com a nave de carga Progress, que caiu na quarta depois do lançamento rumo à (ISS). "Tomamos a decisão de suspender o lançamento de foguetes até que as causas do acidente sejam esclarecidas", afirmou uma fonte do programa espacial russo, citada pela agência Interfax.

A nave de carga Progress M12-M foi lançada na quarta-feira do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) com destino à ISS, mas não conseguiu entrar em órbita e caiu em seguida. Este acidente aconteceu poucas semanas depois do fim do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos, o que deixou a Rússia como único país responsável por lançamentos para a ISS.

O Centro Russo de Controle de Voos Espaciais (Tsoup) afirmou depois do acidente que há reservas suficientes para abastecer os cosmonautas da ISS até a chegada da próxima Progress e descartou uma eventual retirada da tripulação da estação espacial.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: