sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Com legos e placa de Galileu, sonda é lançada a Júpiter

Momento do lançamento do foguete Atlas 5, no qual está a sonda Juno, em Cabo Canaveral, Estados Unidos. Foto: EFE

O lançamento da Juno ocorreu nesta sexta-feira, às 12h25min, horário local
Foto: EFE

A Nasa lançou com sucesso a sonda Juno com destino a Júpiter nesta sexta-feira, às 12h25min, horário local. Levando a bordo três bonecos de lego - representando o deus romano Júpiter, sua esposa Juno e o cientista Galileu Galilei - e uma placa em homenagem ao cientista, a sonda partiu em uma viagem de cinco anos com o objetivo de explorar o maior planeta do Sistema Solar.

Os legos, afirma a agência, são para estimular o interesse das crianças no mundo científico. Além de carregar objetos simbólicos, a sonda promete responder questões sobre a formação dos planetas, sobre o campo magnético e as luas de Júpiter e se há um núcleo sólido sob suas nuvens multi-coloridas. A sonda foi lançada com o auxílio de um foguete não-tripulado. Quando chegar à órbita de Júpiter, em agosto de 2016, Juno dará 33 voltas ao redor do planeta.

"A coisa especial sobre Juno é que estamos realmente olhando para uma das primeiras etapas, a primeira hora na história do nosso Sistema Solar", disse Scott Bolton, principal pesquisador da missão Juno. Juno irá se instalar numa estreita faixa entre o planeta e a beirada interior do seu cinturão de radiação e chegará a apenas 5 mil km do topo das suas nuvens.

Juno é mais resistente que Galileu
A pesquisa atual é baseada sobre o que missões anteriores descobriram a cerca de Júpiter, particularmente dados recolhidos da Galileu durante a missão que terminou em 2003. A Galileu, última nave enviada pela Nasa ao planeta Júpiter, foi a que chegou mais perto deste planeta, ela enviou uma segunda sonda que foi capaz de enviar dados durante apenas 58 minutos, antes de sucumbir à pressão e ao calor extremos do ambiente.

A sonda que será enviada nesta sexta-feira tem um "coração" eletrônico protegido por um baú de titânio, mas mesmo assim deve durar apenas cerca de um ano. Sua última ação será mergulhar na atmosfera do planeta, para evitar uma contaminação nas luas de Júpiter, onde teoricamente há condições de existir vida.

A missão Juno é a segunda missão eleita sob o plano "Novas Fronteiras", um programa misto entre a Nasa e o setor privado. A missão tem um orçamento estimado em US$ 1,1 bilhão.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5281799-EI301,00-Com+legos+e+placa+de+Galileu+sonda+e+lancada+a+Jupiter.html#tphotos

Terra

Nenhum comentário: