quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rússia nega crise de indústria espacial após últimos fracassos

O subdiretor da agência espacial da Rússia (Roscomos) Vitali Davydov, negou nesta terça-feira que exista uma crise no sistema da indústria espacial russa, após os fracassos sofridos. O último deles foi a perda do cargueiro Progress M-12M, no dia 24. Davydov explicou que os erros são "praticamente de fator humano" e ressaltou a necessidade de redobrar o controle do "conteúdo e na ordem nos trabalhos".

O subdiretor lembrou que a perda de três satélites de navegação russos Glonass-M, em dezembro de 2010, aconteceu por um erro na documentação ao ser colocado mais combustível do que o necessário no acelerador que devia orientar os foguetes na órbita prevista. No dia 18 de agosto, a Rússia perdeu o satélite de telecomunicações Express-AM4, o número dois da Roscomos, após um operador ter introduzido de maneira incorreta as sequências de tempo no programa do acelerador.

Sobre a causa do último acidente, a perda do Progress M-12M que teria de levar uma carga de três toneladas (água, alimentos, oxigênio, combustível e equipamentos científicos) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), Davydov afirmou que a comissão de investigação ainda não chegou a uma conclusão definitiva. Ele garantiu, no entanto, que não há ameaça de suspensão dos lançamentos dos foguetes Proton e Soyuz.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: