quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rússia diz que cargueiro que iria à ISS não chegou a órbita

A Agência espacial russa Roscosmos confirmou que o cargueiro russo Progress M12-M, lançado nesta quarta-feira com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), não chegou a sua órbita, e algumas fontes asseguram, inclusive, que ele caiu na Terra.

"O cargueiro Progress M12-M não entrou na órbita correta", afirmou Roskosmos em um comunicado que explica que houve um problema depois de 325 segundos de voo. A agênciaInterfax citou uma fonte que afirma que a nave provavelmente caiu na Sibéria.

"Segundo dados preliminares, houve uma falha no sistema de motores", acrescentou a Roscosmos. Fragmentos da nave caíram na república russa de Altai, fronteira com a China, Mongólia e Cazaquistão, indicou uma fonte dos serviços de segurança à agência Ria Novosti, depois que outra fonte havia afirmado anteriormente que a Progress poderia ter caído na Sibéria.

Na terça-feira, a Roscosmos havia anunciado a suspensão do lançamento dos foguetes de carga Proton e dos blocos aceleradores Briz-M, após uma frustrada operação que deveria colocar em órbita o satélite de telecomunicações Express-AM4.

O Express-AM4 - fruto da colaboração entre a companhia europeia Astrium e o Centro Khrunichev de produção aeroespacial da Rússia - foi lançado com sucesso no último dia 18, mas ficou situado fora da órbita prevista.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: