quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cazaquistão desiste de enviar cosmonauta ao espaço

A Roscosmos, agência espacial russa, anunciou nesta quarta-feira que, devido a problemas econômicos, o Cazaquistão não enviará um de seus cosmonautas como membro da expedição permanente à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).

Citado pela agência oficial RIA Novosti, o diretor da Roscosmos, Anatoly Perminov, disse ter recebido "uma notificação oficial por parte da agência espacial do Cazaquistão na qual, devido a motivos econômicos, pede para suspender os preparativos para o vôo de seu cosmonauta", que estava previsto para setembro.

Perminov acrescentou que a Roscosmos estudará alternativas para substituir o representa cazaque, que pode ser a incorporação de outro cosmonauta russo ou a de outro turista espacial. O chefe do programa de vôos espaciais da Roscosmos, Alexei Krasnov, declarou que, "caso seja um turista, ainda terá tempo de se preparar".

"Há um candidato, mas os preparativos técnicos desse vôo ainda estão sendo discutidos", acrescentou Krasnov. Hoje, aterrissou no Cazaquistão o módulo de descenso da nave russa Soyuz TMA-13 com três tripulantes a bordo, entre eles o turista espacial Charles Simonyi, magnata do ramo da informática.

Americano de origem húngara e que, segundo a imprensa russa, pagou US$ 35 milhões para ir à ISS pela segunda vez, Simonyi era considerado até hoje o último turista espacial a viajar para a plataforma orbital até que uma nova Soyuz seja construída especialmente para fins turísticos.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: