segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estudo: maioria dos russos não conhece cosmonautas do país

Quarenta e oito anos depois da revolução criada com a conquista do espaço na corrida espacial do século XX, a maioria da população russa parece não ter mais interesse no tema. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Centro de Estudos da Opinião Pública (VTSIOM) indica que 81% dos russos não sabem o nome de nenhum dos cosmonautas russos em atividade. As informações são da agência EFE.

O quase total desconhecimento do povo sobre os protagonistas do programa espacial foi considerado decepcionante, segundo a agência russa de notícias Ria-Nóvosti. Apenas 1% das pessoas souberam citar algum dos astronautas atuais, como Alexandr Volkov, Georgui Grechko, Alexéi Leonov, Guennadi Padalka e Svetlana Savítskaya.

Neste domingo, a Rússia comemorou os 48 anos da chegada do primeiro homem ao espaço - Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961. Na oportunidade, o pesidente russo, Dmitri Medvédev, afirmou que "a conquista do espaço é uma das páginas mais brilhantes da história do século XX".

Outros 23% disseram desejar que os filhos se tornem cosmonautas - entre eles, 27% são homens e outros 27% disfrutam de uma boa situação econômica. Por outro lado, 64% dos entrevistados não têm o menor interesse em que os filhos viajem ao espaço, dos quais 70% são mulheres e 67% são pessoas de baixa renda.

O levantamento, realizado com 1,6 mil pessoas de todo o país entre 4 e 5 de abril, também registrou que um em cada cinco indivíduos querem voar alguma vez ao espaço. Além disso, outros 15% assinalaram que antes sonhavam com o feito, mas agora não possuem mais interesse. Cerca de 63% não expressaram o menor desejo de viajarem ao cosmos. No entanto, 48% dos russos têm uma opinião positiva a respeito do turismo espacial, frente aos 41% que se posicionaram contra.

Redação Terra

Nenhum comentário: